17/08/2007

Presentes do Padrinho Wilson: "Chave de Ouro"

Padrinho Wilson e seu neto Miraci

Em 1988, durante as realizações do vídeo-documentário "São João na Terra" na Colônia Cinco Mil, o Padrinho Wilson Carneiro relatou como passou a comandante da primeira igreja-matriz do Cefluris:

Quando foi a 15 de fevereiro de 1981 eu cheguei [para morar] na Cinco Mil. Aí eu fiquei lá na casa de um fazendeiro, na casa do meu genro. Fiquei, e quando foi no fim de junho ele me chamou para tomar conta da igreja. Eu disse: Padrinho, eu não quero ficar de diretor da igreja, eu não tenho capacidade disso. "Mas é o senhor o escolhido, o senhor não tem pra onde correr". Padrinho, mas eu reconheço de mim que não tenho capacidade de dirigir um centro espírita. "Aprende como eu aprendi, mas não tem pra onde correr: o escolhido é o senhor". Aí eu fui com o Alfredo, que é o comandante geral da Doutrina, e disse: Alfredo, o Padrinho quer que eu fique como dirigente da igreja, eu conheço de mim que não tenho capacidade de dirigir um centro espírita. "Padrinho, mas é o senhor o escolhido, não adianta correr que o escolhido é o senhor. Olha, papai pegou no timão, eu peguei, agora é o senhor". (...) Aí nisso quando eles me entregaram a chave da igreja, o Alfredo me entregou um hino que fala "Agora tu recebes esta chave de ouro". Foi o hino que me entregaram quando entregaram a chave da igreja. Mas que a minha missão mesmo é cuidar dos doentes, essa foi a missão que o Mestre me deixou. Eu vivo dirigindo a igreja mas a minha missão mesmo é cuidar dos doentes...

O surgimento da categoria de "hinos ofertados" se deu a partir dessa época como verdadeira novidade entre os daimistas do Cefluris. Mas quando recebeu as chaves do comando da igreja, juntamente com esse hino o Padrinho Wilson recebeu também instrução de que "estudasse" também o hino anterior do Padrinho Alfredo, que havia sido "ofertado" à esposa do Padrinho Manoel Corrente, Dona Maria, de modo que este caderno de hinos do Padrinho Wilson abre não-usualmente com dois hinos do Padrinho Alfredo. A conexão pode ter se devido ao fato de São Pedro ser conhecido popularmente como o "chaveiro do céu", mas outra coincidência rara surgiria depois: o Padrinho Wilson recebeu um hino "ofertado" da Baixinha que também foi ofertado ao Padrinho Corrente, e por isso os cadernos de hinos de ambos partilham um mesmo hino em comum.

Para se entender o fenômeno dos hinos presenteados, devemos recordar que os participantes do Culto do Santo Daime entre os quais surgiu essa "modalidade" foram beneficiários de uma herança cultural anterior onde músicas eram executadas em público com dedicatórias especiais, costume esse também desenvolvido nos programas de rádio, onde até hoje existem programas assim, onde se pedem que se toquem músicas para se dedicar a alguém. Essa forma de gentileza ou cortesia se estendeu ao contexto dos hinários, sendo compreendido em termos doutrinários mais como "dedicatória" do que como "presente" (se afirma que a pessoa que "dá um hino" deixa de ser dele o dono, abre mão dele, e assim deveriam fazer os que pretendem "presentear" alguém com um hino que, afinal, mais do que uma "prenda" representa também uma responsabilidade espiritual para seu "guardião"). A partir do Padrinho Alfredo, entretanto, os hinos ofertados foram utilizados até como indicadores de relação de poder - por exemplo, hinários que "abrem" com hinos ofertados pelo Padrinho Alfredo, como este do Padrinho Wilson, indicam que seu proprietário ou "guardião" se rege pela direção espiritual do Padrinho Alfredo. Isso não foi "normatizado" entretanto, e o próprio caderno de hinos presenteados ao Padrinho Corrente não abre com o hino presenteado a este pelo comandante.

São os seguintes os hinos presenteados ao Padrinho Wilson:

01 - "São Pedro" (Padrinho Alfredo)
02 - "Chave de Ouro" (Padrinho Alfredo)
03 - "Consagrando esta União" (Gecila Teixeira)
04 - "Peço a meu Mestre" (Clícia Cavalcante)
05 - "Oh Meu Divino Pai" (Maria Brilhante)
06 - "Chorando e Lembrando" (Padrinho Nonato)
07 - "Rainha do Céu" (Ramiro Nascimento)
08 - "Cavalo Branco" (José Kleuber)
09 - "Do Silêncio" (Odemir Raulino)
10 - "Parabéns" (José Kleuber)
11 - "Dou Viva a Deus no Céu" (Padrinho Nonato)
12 - "Este Reino nos pertence" (José Kleuber)
13 - "Casa Santa" (José Kleuber)
14 - "São João, São Irineu" (Eduardo Ferreira)
15 - "Pedi a Deus" (Ricardo Araújo)
16 - "Linha de Arroxim" (Vera Fróes)
17 - "A Chave da Harmonia" (Marina Ruberti)
18 - "Divina Milícia" (Alex Polari)
19 - "Três Reis do Oriente" (Maria Eunice "Linda")
20 - "Meu Padrinho" (Baixinha)
21 - "Não deixo entrar" (Eduardo Bayer)
22 - "Madrinha Zilda" (Eduardo Ferreira) *excluído
23 - "Luz do Resplandor" (Cristina)
24 - "Essa Bebida" (Morena)
25 - "Amor, Verdade. Justiça" (Vera Apolônio)
26 - "Estava em pé firmado" (Cristina Mota)
27 - "A flor milagrosa" (Manno)
28 - "Poder do Pai" (Pedro Malheiros)
29 - "Batizado" (Maria Helena)
30 - "Ao amanhecer do dia" (Eduardo Bayer)
31 - "Quem é o dono" (Francisco Corrente)
32 - "Santo e Santa" (Almira)
33 - "Papai Velho de Amor" (Maria Alice)
34 - "Comando Divino" (Xiquinha Teixeira)
35 - "Meu Padrinho" (Arlene)
36 - "Meu Pai, Dai-me Luz" (Guilherme)
37 - "Flor de Jaci" (Luís Paulino)
38 - "Rei do Amor" (Adriano)
39 - "Vou seguindo" (Paulo)
40 - "Nova Aliança" (Eduardo Bayer)
41 - "I cantá" (Paulo Sarvel)
42 - "Força da Luz do Sol" (Noêmia Cotrim)
43 - "Arroxim" (Cristina)
44 - "Amém Jesus" (Padrinho Nonato)
45 - "São Vicente" (Eduardo Gabrich)
46 - "Vamos zelar o tempo" (Paim)
47 - "Aqui" (Ramiro Nascimento)
48 - "A verdade virá a todos" (Luiz Roque)

A presente gravação do hinário "Chave de Ouro" se deu a 16 de julho de 2007, na Colônia Cinco Mil, por ocasião dos festejos de inauguração da sede do Pronto-Socorro Raimundo Irineu Serra, dirigido pelo filho caçula do Padrinho Wilson, Raimundo Nonato Teixeira de Souza. Uma cortesia de Eduardo Sampaio, da igreja Céu do Ceará, que inclui ainda dois bônus gravados na ocasião. Destaque para o coral de vozes femininas e a condução musical da família do Padrinho Wilson. Para baixar as mp3 com caderno de hinos em formato para impressão, clique em:


Padrinho Wilson Carneiro de Souza
(1920 - 1998)

Nenhum comentário: