01/06/2007

"O Jardim das Oliveiras", de Sebastião Luiz

flores de oliveira

Este é um desses cadernos de hinário que não poderiam cair no esquecimento, mas infelizmente "entram em extinção" após o falecimento de seu dono. Sebastião Luiz era um senhor natural de Minas Gerais, de pele bem escura, radicado no Acre há muitas décadas e seguidor do Mestre Irineu desde os anos 50. Casou-se com a filha mais nova da Madrinha Zulmira Gomes, Jovita, depois que esta se separou do primeiro esposo que foi morar em Rondônia. Era, portanto, cunhado da viúva do Mestre, a Madrinha Peregrina Gomes Serra. No dia 15 de setembro passado, nos festejos das Bodas de Ouro do Mestre, encontrei-me com Dona Jovita e comentei com ela sobre esse hinário. Ela disse que não tinham mais os cadernos, e ficou feliz de saber que eu preservara seu estudo através da gravação que a irmã Suzana realizara com Sebastião Luiz cantando "à capela". Assim que, mesmo o hinário não sendo "meu", de "minha lavra", considero-me como um seu zelador, e tenho muito prazer nesse labor pois é um hinário verdadeiramente precioso tanto a nível melódico quanto por seu conteúdo doutrinário. Inclusive um dos hinos de "O Pequenino", de Saturnino Mendes, é referência direta ao "Tá em você" deste hinário.

Tá em você
Em você está
...
Você tendo amor

E sabendo amar
...
Tendo firmeza

e fazendo por merecer
...
Dentro do Poder Divino

tem tudo para nós ver
...
E tem primor, e tem beleza

do nosso Pai Verdadeiro.

A gravação foi realizada por mim, Eduardo Bayer, no ano de 1999, quando Ramiro Teixeira, hábil violonista e neto do Padrinho Wilson Carneiro, veio passar uma temporada ao meu lado no Rio Grande do Sul. Comprei um violão usado de um colega de faculdade e este advertiu que trocasse logo o encordoamento, que estava muito gasto. Por incrível que pareça, foram muito mais de quarenta horas de gravações com esse violão, deste e outros hinários, e as cordas nas mãos de Ramiro ficaram como que mágicas e não se romperam, nenhuma sequer. Gravamos esse hinário cuidadosamente, passo a passo, ouvindo cada hino na fita cassete original onde Sebastião Luiz o solfejava, fazendo marcações de fonemas tônicos ou prolongados que ajudavam a cantar com mais segurança. Se aqui e ali há alguma imprecisão, pois a parte melódica desses hinos é extremamente requintada, com diferentes nuances, acredito que o próprio Daime ajude a "colocar nos trilhos" o canto a quem se interesse de aprendê-lo, pois este é um hinário autêntico, de raiz, com sua própria multidimensionalidade.

Um dos seus hinos diz que "no jardim das oliveiras as flores não têm defeito", por isso o hinário foi intitulado "O Jardim das Oliveiras", título que a mim pessoalmente lembra uma gravura antiga muito difundida nos lares mais proletários e que mostrava à sua direita Jesus em oração contemplativa tendo como fundo o jardim das oliveiras iluminado por esplêndida lua cheia abrindo passo por entre nuvens escuras. Na iconografia cristã entretanto o jardim das oliveiras aparece tanto como o local preferido de meditação de Jesus, no aconchego da natureza (e podemos pensar que na cálida Palestina um jardim assim ganha conotações de oásis), quanto o lugar onde o Mestre fez suas últimas preces antes de ser capturado pelos soldados romanos e iniciar sua Paixão. Preferimos, para este hinário, a primeira imagem: um jardim de orações.

Extraia o download das mp3 deste hinário (o arquivo com as letras dos hinos se encontra na última pasta) em:
pintura de Ruth Jones

Nenhum comentário: