13/06/2007

Tetê e "A Arca de Noé"

Arte da capa: Caio Lemos

Assim como é algo inusitado que um caderno de hinário extenso como o de Maria Brilhante seja alçado ao calendário oficial de um grande centro como o Cefluris (agora inaugurando seu site europeu), também é interessante observar que o hinário "A Arca de Noé", de Tereza Gregório, não alcançou esse lustro. Talvez por ela ter sido solteirona, sem filhos, não torne seu hinário apto para o festejo do Dia das Mães, por exemplo, e poucos são os centros ligados ao Cefluris que se dedicam a seu estudo (a maioria ainda possui seus próprios "hinários da casa" por zelar). Entretanto, o hinário dessa irmã da Madrinha Rita (eram cinco irmãs: Joana, Tereza, Luísa, Rita e Júlia), não apenas foi um hinário "formador" da história da igreja do Padrinho Sebastião na Colônia Cinco Mil, mas também se tornou emblemático por ser um dos hinários preferidos de toda a família. Uma lástima que muito eventualmente é que ele seja celebrado, acompanhando trabalhos de cura, festejos de aniversário, ou mesmo velórios. Apenas na igreja onde ela é patrona, o "Céu da Arquinha", em Natal - RN (justa homenagem no estado onde ela nasceu), se canta oficialmente este hinário na data de 9 de novembro.

Tereza Gregório, a Tetê, nasceu no Rio Grande do Norte e veio para o Acre na companhia de sua família para os sertões do Rio Juruá na época da Segunda Grande Guerra. Acompanhou seus pais, Idalino e Maria Francisca das Chagas, quando estes vieram se estabelecer em Rio Branco, no ano de 1951. Com a vinda de sua irmã Rita e seu cunhado Sebastião Mota de Melo para a Colônia Cinco Mil, na capital do Estado, anos depois acolheu o Santo Daime e por ele foi acolhida com satisfação, havendo se tornado irmã fardada ainda em vida do Mestre Irineu. Na Colônia Cinco Mil se tornou a zeladora da nova igreja, sua amada "barquinha" (a idéias original do projeto arquitetônico foi de que fosse edificada no formato de uma barca), cuidando tanto de sua limpeza e apresentação quanto da oração do terço antes dos hinários e o bailado na fila das solteiras. O sobrepeso emocional possibilitou que desenvolvesse um tumor, que a vitimou quando ainda não tinha cinqüenta anos de idade. Passou para o outro lado "com louvor", é o que atesta seu hinário de primorzias onde o Beija-flor curador da Linha de Arroxim resplandece, e onde ela, como Maria Marques Vieira, soube apresentar suas despedidas num ímpeto de alegria:

Meus irmãos, eu já voltei
Voltei para o meu Jesus
Com fé e esperança
Eu vou vencer
...
Meu São João foi quem me disse
E eu tenho que afirmar
Esta consagração divina
Do Pai Criador.

Para mim, o hinário da Madrinha Tetê possui a mesma relevância com relação ao hinário do Padrinho Sebastião que o hinário de Maria Damião tem em relação ao "Cruzeiro" do Mestre Irineu - é um dos esteios do Cefluris assim como o de Maria Damião para sempre será do Ciclu. Para extrair as mp3 do hinário da Madrinha Tetê, realize o download a partir de:

5 comentários:

Anônimo disse...

Hinario que procuro estudar e aprender a tempos mas nunca consegui achar. Agradecido ao site que estah de parabens.

Unknown disse...

Este blog me ajuda muito, realmente é de grande valia, mas desta vez não estou conseguindo baixar a 2° parte do hinário da Madrinha Tetê, só consigo a 1° parte... Tem como me ajudar?

Unknown disse...

MEU NOME É ALMERINDO, SOU DO CÉU DE SANTA FÉ. TAMBÉM NÃO CONSIGO BAIXAR A 2ª PARTE. COMO FAÇO? TEMOS AQUI UM PESSOAL DO MAPIÁ QUE ESTÁ COM VONTADE DE FAZER O HINÁRIO DA MADRINHA TETÊ, MAS SÓ TENHO A PRIMEIRA PARTE.
NO SITE DIZ ARQUIVO DELETADO.

Unknown disse...

Olá.. Sou Sarah, fardada do Céu da Arquinha...
Venho apenas acrescentar uma informação, realizamos o trabalho com o hinário da querida Mad. Tetê tbm no aniversário de nosso centro 30/Mar e eventualmente na data de seu aniversário natalício no início de Julho, se não me engano dia 09 =)
Bom estudo à todos, vale mto a pena!

Céu da Campina disse...

Gostaria só de informar pro pessoal aqui do Nordeste que aqui no Céu da Campina nós cantamos oficialmente o Hinário Arquinha de Noé duas vezes por ano, 15 de Julho por ocasião do seu aniversário Natalício (12 de Julho) e 15 de Novembro or ocasião da sua passagem (9 de Novembro).
A todos aqueles que desejam conhecer esse Hinário tão primoroso e cheio de bençãos, fica aqui o nosso convite.
Tudo de bom a todos.