08/08/2007

O vôo do Arroxim

"Linha de Arroxim" é o título do caderno de cura de um dos fundadores do Cefluris, o Padrinho Wilson Carneiro de Souza. Em 18 de julho de 2005 a irmã Biná quis enviar do Céu do Mapiá para toda a irmandade este seu carinhoso depoimento sobre o amigo Padrinho Wilson, falecido a 26 de junho de 1998:

Wilson Carneiro chegou da Colônia Cinco Mil chamado pelo Padrinho Sebastião que estava no Rio de Janeiro, em convalescença devido ao “grande coração”, para ajuda-lo nos trabalhos espirituais e orientar os primeiros grupos de daimistas que ser formavam no Rio e em Visconde de Mauá, e que muito se beneficiaram com a presença do ilustre professor, viva voz da doutrina do Santo Daime.

Wilson Carneiro, homem trabalhador, conceituado comerciante ambulante, conheceu o Mestre Raimundo Irineu Serra quando doente o foi procurar; obtendo a cura o acompanhou até seus derradeiros dias na terra. Recebeu diretamente das suas mãos a guarda e zeladoria do Pronto Socorro para atender os necessitados, que o proprio Mestre mandava. Função que exercia com dedicação e mestria deixando transparecer o grande amor e gratidão ao Mestre que não conhecemos em matéria.

Após a passagem do Mestre Irineu, viu no Padrinho Sebastião seu continuador, vindo em pouco tempo residir com toda sua família na Colônia Cinco Mil, sendo um dos principais colaboradores para o crescimento e sustentação da comunidade, que foi a origem da expansão da Bebida Sagrada no "mundo inteiro", como havia previsto o Mestre.

Padrinho Wilson Carneiro um dos "guerreiros do amor", fiel escudeiro do Mestre Sebastião, como ele, tinha o dom e a delicadeza de lidar com a alma feminina. Sempre rodeado de mulheres, um perfeiro cavalheiro que sabia conquistar com afeto e dedicação trabalhando sempre em benefício do bem e da cura.

Se referindo ao ritual do trabalho de cura recebido pelo Mestre dizia: "Respeito todos os rituais de trabalho sendo com Deus. Mas o trabalho que recebi do meu Pai e que dirijo não tem misturas. Não se toca no doente, não se faz massagem. Na hora que alguém cai perdendo os sentidos não se deve tocar a pessoa porque muitas vêzes está recebendo uma cura ou operação. Deve-se apenas amparar para que não fique desconfortável, deixando que o próprio Daime manifeste na pessoa. É preciso ter atenção aos hinos, não cantar acelerado para entender seus ensinamentos e poder po-los em prática. A corrente de cura exige total concentração e atenção no objetivo do trabalho para que os doentes possam se entregar com toda confiança e destrinchar espiritualmente suas visões sobre a doença, suas causas kármicas e as transformações exigidas, para que a cura possa ocorrer e se manter. Deve-se também permanecer no lugar pelo menos duas horas, só sair em caso de necessidade. O entra e sai atrapalha a corrente. Durante o trabalho não se deve beber água porque corta a miração. No primeiro trabalho que participei foi para tirar minhas dúvidas. Dentro do Daime fui operado, tiraram o intestino velho e colocaram um novo. Fiquei curado pelo Mestre, depende de confiar."

Quando vinha ao Céu do Mapiá em visita dirigia os trabalhos de cura na “Estrela”. Nessas ocasiões recebia convites para almoçar, cada dia em uma casa que esmerava para agradá-lo. Como comerciante de comestíveis gostava de comer bem. Um ancião feliz que soube aproveitar o melhor que a vida oferecia.

Este auténtico xamã do norte brasileiro está na memória daqueles que o conheceram e tiveram oportunidade de ouvir seus ensinamentos e receber curas nos seus memoráveis trabalhos na “Linha do Arrochim”. Em nome desses e em meu nome, dou viva ao Padrinho Wilson Carneiro pela data do seu nascimento.

Em depoimento no site do Ciclumig, Wilson Carneiro recordava como sempre o comportamento impecável do seu venerando Mestre:

Eu fui bem tratado pelo Mestre. Um dia, eu perguntei a ele:

- Mestre, eu queria saber que merecimento eu tenho, porque quando eu viajo, eu não levo nem rede, nem roupa e nem rancho e eu nunca dormi no chão e nunca passei fome.

- Você acredita na lei cármica?

- Acredito sim.

- É porque na vida anterior você soube fazer o seu terreno e nunca negou uma dormida, nunca negou uma comida. Então você já está recebendo. Meu filho, o terreno a gente prepara é em vida, não pense que é depois que morre não. Assim você já está colhendo.

Eu sempre visitava o Mestre, fora os trabalhos. Quando eu peguei amor por ele, eu ia lá e levava uma sacolinha. Eu levava almoço, e almoçava com ele. Na mesa, Mestre Irineu não dava uma palavra.

Desde o ano de 1966, quando tinha quatro anos de serviço no Daime, Wilson Carneiro tornou-se responsável de um Pronto-Socorro do Daime na cidade, já que a Colônia do Alto Santo distava muito do centro de Rio Branco e além disso as estradas eram intrafegáveis nos meses de chuva. Além disso, por possuir carro, o futuro Padrinho Wilson podia colaborar na expedição de Daime para Porto Velho nos aviões do Correio Aéreo Nacional, a pedido do Mestre Irineu. Desse modo a casa do Padrinho Wilson passou a ter um local para realização dos rituais de cura com o Daime, como relatei na homenagem a ele na revista Arca da União:

Para os trabalhos de cura, Wilson Carneiro chamava a senhora Clícia Cavalcante, esposa de um proeminente advogado da cidade e fardada na Doutrina há mais tempo que ele, para prestar o atendimento aos doentes cantando o hinário por ele preferido, que era o de Maria Damião. Ao saber disso, Dona Percília, chefe do ritual no Centro, corrigiu-o dizendo ser necessário que este começasse sempre pelos hinos do Mestre Irineu, pois este era o tronco da Doutrina, e ser sempre preciso principiar a "subida" pelo tronco e não pelas ramas. Assim, Wilson Carneiro começou a formar um caderno de hinos para seus trabalhos de cura, caderno este que hoje conhecemos como da "Linha de Arroxim" recordando que, quando de seus aniversários, o hinário cantado em sua residência era o de Raimundo Gomes, o qual ali comparecia com sua família todos os anos para esse serviço espiritual, e onde Arroxim era citado mais de uma vez como espírito curador "que vem como um beija-flor". Sebastião Mota, sempre convidado para esse festejo, relembraria depois em seu próprio hinário a força desse beija-flor da cura.

Linha de Arroxim
(Raimundo Gomes)

Os caminhos estão abertos
É para todos nós seguir
Eu sigo é com meu Mestre
Na linha de Arroxim

A linha de Arroxim
É linha de curador
Eu curo é para servir
Com o poder do Criador

Arroxim é um espírito
Que vem como um beija-flor
Chame a nove pontos
Que aqui logo eu estou

As estrelas do Astral
"É" quem dão forças para curar
Também nascem fortes forças
Das profundezas do mar

Eu emprego os meus esforços
É para vós aqui brilhar
Para vós ter forte luzes
Para vir nos iluminar

Eu dou o seguimento
É para todos se firmar
Para seguir neste caminho
Para nesta casa chegar

Tenho fé na Mãe Divina
Que Vós é de me ajudar
Que eu sigo é com meu Mestre
Para chegar aonde Vós está.

A presente gravação do Caderno de hinos de cura do Padrinho Wilson - hoje intitulado "Linha de Arroxim" para diferenciá-lo do outro caderno de hinos do mesmo Padrinho, o "Chave de Ouro", que reúne os hinos a ele dedicados - foi realizada em Rio Branco por seu braço-direito nas sessões de cura, o neto Washington (que foi também seu filho-de-criação no final da existência terrena de sua adorada esposa, a Madrinha Zilda Teixeira). Conheci Washington ainda solfejando com voz de "menino cantor de Viena" estes hinos de cura, antes ainda que ele se tornasse o guitarrista que é hoje, e a "cara" desse trabalho de cura para mim é mesmo ouvi-lo puxando o coro das vozes femininas na vibração própria dos "povos da floresta". A generosa colaboração é do irmão Eduardo Sampaio, da igreja Céu do Ceará, ligada ao Pronto-Socorro Raimundo Irineu Serra que comemorou o mês passado a inauguração de sua nova igreja na Estrada da Colônia Cinco Mil.

Para baixar as mp3, com arquivos de texto e para impressão anexos, clique em:


3 comentários:

Lupo Lobato disse...

Obrigado, mil vezes, pela contribuição para disseminar este trabalho maravilhoso do pad. Wilson!

Alfredo Sol disse...

Muito obrigado, pela informacao historica e todo o conhecimento que nela contem.. Daqui o povo Daimista caribenho da Venezuela ,manda um abraco de hermandade para todos vcs. Forca na missao de Jesus Cristo Salvador

vinicius disse...

Grato, vamos estudar.