22/08/2007

"O Peregrino" na residência do Padrinho Nonato

Nonato Teixeira no velório do Mestre Irineu

São Francisco de Assis, fundador da ordem religiosa dos franciscanos, nasceu na cidade de Assis, na península itálica, em 1182 e faleceu a 4 de outubro de 1226. Filho do rico comerciante Pedro Bernardone e Joana Picá de Boulermont, foi batizado a princípio com o nome João (Giovanni), mas Bernardone resolveu mudar o nome do filho para Francisco rendendo homenagem à França que o enriquecera e lhe despertava a sede de nobreza. Francisco associou-se aos negócios paternos, mas com sonhos de explorações cavaleirescas e revolucionárias, luta contra a Prússia e, depois (1206), dedicou-se inteiramente ao serviço de Deus. Viveu , a princípio, como eremita, mas rodeou-se, depois, (1208/1209), de discípulos decididos a viver com ele na pobreza evangélica. Em 1210, o Papa Inocêncio III aprovou a regra franciscana. Em 1212, com Santa Clara, Francisco fundou a Ordem das Clarissas. Doente, assistiu ao IV Concílio de Latrão e obteve a colocação de uma indulgência especial, dita da "Porciúncula". Em 1220 regressa do Egito a fim de providências modificações introduzidas na ordem por seus vigários; pediu demissão do ministério geral, mas continuou sua prédica fraternista. Em 1221, fundou a Ordem Terceira Franciscana: modificou sua regra duas vezes a pedido de Roma. Em 1224, recebeu em Alverne os estigmas do Cristo. Já moribundo, compôs o poema "Cântico ao Sol". Tendo vivido uma existência de profunda compreensão à natureza, a Igreja Católica, menos de dois anos após seu falecimento resolveu canonizá-lo como São Francisco de Assis. No meio do sertão cearense, em Canindé, recebeu a consagração popular de São Francisco das Chagas de Canindé, festejado a 4 de outubro.

Maria Helena Cardoso nos conta um pouco sobre essa rota dos peregrinos nordestinos: Canindé, no meio do sertão do Ceará, é um centro regional de peregrinação, onde está o santuário-basílica de São Francisco das Chagas. O culto remota ao início do século XVIII, quando os franciscanos, em suas viagens de apostolado pelo Norte e Nordeste, agremiaram os fiéis na Ordem Terceira de São Francisco das Chagas do Recife. Por volta de 1775, foi principiada a construção de uma igreja, à margem do Rio Canindé, cujas obras demoraram até 1796, quando se inaugurou o Santuário com a chegada da imagem do padroeiro. Em 1817 é criada a paróquia. Em 1898 o bispo de Fortaleza confia o santuário aos capuchinhos que levantaram o atual templo de 1910 a 1915. Os franciscanos da província de Santo Antônio assumem a administração em 1923, continuando até o presente. O santuário é elevado à Basílica (1925/1926). O tempo atual de romarias se estende de agosto até fins de dezembro, sendo estas especialmente numerosas durante a novena de São Francisco e preparação à festa do padroeiro, a 4 de outubro. Costumes peregrinos de origem remota ainda perduram nesse santuário, como o uso de mortalha como hábito franciscano para os romeiros e também o sacrifício de cabelo como símbolo de fecundidade-costume que remonta aos nossos antigos índios, tendo sido aos poucos assimilado e cristianizado. Durante a novena e festa, os peregrinos chegam a 35 mil por dia, e realiza-se todas as tardes com o painel do santo taumaturgo; muitos romeiros cumprem suas promessas nessa ocasião, carregando, por exemplo, pedras sobre a cabeça, andando descalços e de joelhos, com cruzes ao ombro, caminhadas de centenas de quilômetros, etc. O número de caminhões, durante os dez dias da novena, chega a 85 mil, fora outros meios de transporte.

É durante todo o ano que o município de Canindé recebe devotos de São Francisco de Assis. Uns vão demonstrar a gratidão pelas graças alcançadas. Outros estão ali pela primeira vez, fazendo seus pedidos, além daqueles que estão lá mais uma vez em busca de uma nova graça. No entanto, é em outubro - mês dedicado ao santo - que a ida e vinda de fiéis realmente ganha força. Nesse período, a cidade recebe cerca de dois milhões de visitantes, cearenses e de outros estados, muitos dos quais fazendo a travessia a pé. Por todo o dia, as celebrações dividem-se entre a Basílica de São Francisco das Chagas, a igreja de Nossa Senhora das Dores e a Cristo Rei. Vale destacar que a devoção do público fez com que o Vaticano reconhecesse a igreja como Basílica, status reservado apenas aos principais destinos de peregrinos cristãos do mundo.

Em 1978, a fim de pagar uma promessa ao Santo de devoção, o padrinho Wilson Carneiro de Souza e sua esposa a madrinha Zilda Teixeira, viajaram ao Canindé, no Ceará. Também visitaram os parentes do Padrinho Wilson na antiga Freguesia de Riacho do Sangue, hoje Jaguaretama, terra natal também do ilustre médico introdutor do espiritismo kardecista no Brasil, Adolfo Bezerra de Menezes. Dessa viagem foi que, em sua passagem por Belém do Pará, o casal recebeu em adoção o neto George Washington que lá nascera.

Essa devoção dos pais ao São Francisco das Chagas foi certamente determinante para que, anos mais tarde, seu filho caçula, Raimundo Nonato (nascido em Tarauacá - Acre, em 14 de Julho de 1949) desse a seu hinário o nome de "O Peregrino". Conta o site União Estrela Guia que o Padrinho Nonato iniciou seus trabalhos no Santo Daime com a idade de 13 anos, havendo convivido com o Mestre Irineu por mais de 9 anos (de 1962 a 1971). Comerciante, assim como o pai, o Padrinho Nonato se casou bem jovem com Maria das Graças Nascimento, a Madrinha Graça, já sendo homem casado e pai na época do falecimento do Mestre. Problemas de saúde o levaram a ir residir próximo aos pais na Colônia Cinco Mil, depois que estes se mudaram para lá, e na força do Santo Daime de que se tornou feitor, e amparado pela força resplandecente de seu hinário, no ano de 1990 passou à administração da Colônia, cargo que ocupou por 7 anos, até pouco antes da passagem de seu pai. Hoje, desenvolve seus trabalhos com o Santo Daime na "Vila Carneiro", na Estrada da Colônia Cinco Mil, dirigindo o Pronto-Socorro Raimundo Irineu Serra que também abastece diversos centros daimistas fora do Acre ligados aos preceitos doutrinários deixados pelo Mestre Irineu e o Padrinho Sebastião.

A presente gravação é uma "lembrança" histórica - no dia 14 de julho de 1988, quando participei do hinário do Padrinho Nonato pela primeira vez, registrei alguns hinos em um cassete de 90 minutos que inclui os hinos do número 36 ao 69. Os instrumentos entram a partir do hino 53, ofertado à Regina Pereira, e se destaca o acordeon conduzido por Dionísio Viegas. A gravação é doméstica pois o hinário foi cantado na própria residência do casal Nonato e Graça, e os filhos ainda crianças cantam forte, e há uma curiosidade: se pode ouvir também o Padrinho Wilson, que estava dirigindo a sessão, em um determinado momento pedir para fecharem as janelas. Em breve iremos publicar "O Peregrino" integralmente, pois Eduardo Sampaio, da Igreja Céu do Ceará, também gravou os festejos de inauguração do Pronto-Socorro Raimundo Irineu Serra em Rio Branco no último 14 de julho, e já se prontificou a veiculá-lo através de nosso blog.

Para fazer o download de "O Peregrino", de Raimundo Nonato Teixeira de Souza, clique em:


Um comentário:

Anônimo disse...

Eu partifipei de um feitio da igreja do padrinho Raimundo Nonato, em Rio Branco em outubro de 2009 Meu nome é Norivaldo de Souza de Riebirão Preto e gostaria de receber qualquer forma de contado com o Raimundo, meu telefone é :(016) 91571836, se possivel entrar com contato.