29/10/2007

Maria Gomes e sua filha Adália Grangeiro

Maria Gomes nasceu no começo do século 20 em um seringal do Acre e se casou com o cearense Antônio Gomes, que chegara do Pará com a família e lá enviuvara ficando com uma penca de filhos para criar. Em 1938 conheceram o Mestre Irineu e seu trabalho, e a família entrou para a Doutrina, como nos relata Jairo Carioca:

Da nova família, além de Antônio Gomes da Silva, o patriarca, os seus filhos Leôncio Gomes, Raimundo Gomes, Adália Gomes, José Gomes e dona Zulmira Gomes também passaram a freqüentar a sessão. Dona Zulmira, casada com o senhor Sebastião Gonçalves, levou à missão seus filhos Raimundo Gonçalves, João Gomes, Benedita Gomes, Heloísa Gomes e Peregrina Gomes. Essa família fortificava a edificação da doutrina, como o próprio Antônio Gomes, que passou a receber um rico e instrutivo hinário, onde relata:
"O Mestre trabalhava, se achava quase sozinho, pediu a Jesus Cristo que abrisse o seu caminho".

Antônio Gomes faleceu oito anos depois, havendo pedido ao Mestre Irineu que amparasse sua família. O Mestre então assumiu essa responsabilidade, especialmente em relação à viúva e aos filhos menores. Adália, filha caçula de Dona Maria, se casou nos anos 50 com Francisco Grangeiro. Tive a oportunidade de cantar o hinário de Antônio Gomes na residência desse casal, na presença de Dona Maria, então já nonagenária, quando ela tinha até dificuldade de falar, e é uma pena não haver podido entrevistá-la na época para saber mais sobre sua vida na Doutrina. Na década de 60, a presença de Maria Gomes como membro da primeira Comissão de Cura do Mestre é registrada por Jairo Carioca:

É das bases do Círculo Esotérico que Mestre Irineu organizou (...) seus trabalhos de cura. Como já vimos, até esta data os trabalhos de cura eram realizados nas quartas-feiras. Sempre que um irmão estava necessitado, Mestre Irineu reunia seus membros e trabalhava a cura da pessoa em trabalhos que poderiam se repetir de três a até nove sessões. Com a organização desses trabalhos, Mestre Irineu criou uma Comissão de Cura - que seria responsável pelo acompanhamento dos irmãos enfermos. Nove pessoas, integrantes do Estado Maior, formavam essa comissão: 1 - Madrinha Peregrina; 2 - Percília Matos; 3 - Lourdes Carioca; 4 - Zulmira Gomes; 5 - Maria Gomes; 6 - José das Neves; 7 - Francisco Martins; 8 - Francisco Grangeiro; 9 - Júlio Chaves Carioca.

Comentam esses seguidores antigos que os objetivos de Mestre Irineu ao fundamentar essa equipe eram mais amplos. Um dia o Mestre comentou com Júlio Carioca: "Quero, Júlio, concentrar-me aqui (referindo-se ao Alto Santo) para trabalhar em benefício de uma pessoa que esteja doente no Japão", testemunha Júlio Carioca. "Em duas ocasiões chegamos a nos reunir com esse objetivo, acrescenta dona Lourdes Carioca. A primeira foi quando houve um incêndio grande nas matas do Maranhão que ninguém conseguia apagar. O Mestre nos reuniu, tomamos Daime e fomos bater lá. Na miração, via ele na frente e nós com uma porção de vassourinhas ajudando a apagar o fogo; outra vez foi na Segunda Guerra Mundial, naquela época eu não estava ainda na sessão, mas o Mestre me falou que também se concentrou pedindo paz para o mundo todo".

Apresentamos aqui uma gravação dos cadernos de hinário de Dona Maria Gomes e de sua filha a Madrinha Adália Grangeiro, conduzida pelo neto Valsírio Grangeiro. Não possuímos o caderno digitado, e no momento apenas disponibilizamos os vinte e seis hinos de ambas, sem poder determinar onde termina um e começa o outro. Entretanto, pela beleza da gravação e a força destes hinos, consideramos indispensável proporcioná-los desde já. Para obter o download do arquivo compactado com as faixas wma, cliquem em:


Colaboração: Juarez Duarte Bomfim

Nenhum comentário: