30/10/2007

Preleção do Padrinho Sebastião Mota

A preleção é o discurso ou conferência didática. É uma peça oratória que o orador pronuncia para instrução de seus ouvintes. Segundo os jesuítas, "a preleção e a repetição, constituem resgate literal de instrumentos dos Exercícios Espirituais e da Ratio Studiorum" de São Ignacio de Loyola, fundador da Ordem. A chamada Preleção Inaciana é o instrumento mediante o qual o professor prepara seus alunos para a atividade pessoal que deverão realizar. A preleção pode produzir autênticos conhecimentos e hábitos firmes, além do estímulo e motivação para a aprendizagem. Recupera algo muito jesuítico, sendo útil para contextualizar, motivar, iniciar a experiência, aprender. Já a Repetição inaciana procura retomar o tema que se está estudando recuperando aqueles pontos que produziram maior satisfação ou insatisfação. Em geral, na repetição inaciana se verifica também o que se compreendeu, que pontos devem ser reforçados e de que modo se poderá continuar avançando. Ajuda a esclarecer o momento da aprendizagem que se está vivendo e aprofunda a assimilação do aprendido. (Fonte: "Pedagogia Inaciana, Uma Visão Sintética").

"Os objetivos da preleção espírita são dois: ensinar o Evangelho e instruir sobre o Espiritismo", diz o texto O Orador Espírita. O uso de preleções é comum a várias escolas espirituais, tanto entre o budismo, por exemplo, como na umbanda, em ocasiões determinadas. No caso da Doutrina de Juramidam, o segundo hino de Antônio Gomes foi quem trouxe a primeira preleção cantada, remetendo ao aspecto escolar do aprendizado espiritual na Doutrina de Irineu Serra. Geralmente as preleções aconteciam ao término das sessões de concentração ou no seu ínterim, por parte do dirigente ou alguém por ele indicado, sempre de forma espontânea (sem redação preliminar) e submetido à força do Daime ingerido para que as palavras vibrassem com a força e a autenticidade do Astral.

Há uma gravação de uma preleção do Mestre Irineu, feita em fita magnética no final dos anos 60, que muito deteriorada foi recuperada no final da década passada, sem muito sucesso, sendo que o cd-master com o resultado foi recolhido ao Acervo do Memorial Irineu Serra, hoje tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Rio Branco e do Estado do Acre. Gravações de preleções do Padrinho Sebastião têm sido difundidas, dentre as quais a que aqui apresentamos, com melhor qualidade de audição. Sobre o Padrinho, assim se referiu o dirigente da Igreja Céu do Mar, no Rio de Janeiro, em preleção realizada no fardamento da Noite de São João de 2007 (leiam o texto completo aqui):

O Santo da noite de hoje é São João Batista muito presente na nossa religião, a linha do Padrinho Sebastião nos leva a São João Batista, por tudo que São João representa na palavra do entendimento, João abre caminho para o Cristo chegar, da mesma forma que o arrependimento abre caminho para o perdão, então São João Batista é o batizador, com o poder de levar cada alma ali no Rio Jordão, ao renascimento, o sentido de renascimento, o renascimento do batismo, o sentido também de lavar os pecados, deixar tudo pra traz e começar tudo de novo, esta é a presença de São João Batista. O Padrinho Sebastião sempre foi um aparelho dele, como está bem claro no hinário do Padrinho Sebastião, então é sobre as bênçãos do Santo de hoje que pra nós tem a mesma importância que tem o Natal, tem o "Feliz Natal" e tem o "Feliz São João", que são dois tempos básicos do ano, os solstícios, onde troca a estação, e feliz da alma encarnada e desencarnada aqui presente que puder se encontrar com o Mestre dentro do hinário dele, quem realmente conseguir assim se abstrair, tirar as sandálias do ego, quem conseguir sair da realidade imediata trazida na miração no hinário do Mestre Irineu, acaba se encontrando com ele, e é dessa comunhão que vem a luz pra nós, vem as curas, vem os ensinamentos, feliz da alma que na noite de São João Batista puder se encontrar com o Mestre.

Como colaboração do irmão Eduardo Sampaio, da Igreja Céu do Ceará, apresentamos aqui uma gravação do Padrinho Sebastião com duração de trinta minutos, a qual tem sido utilizada pelo Padrinho Nonato Teixeira em concentrações, e traduz um momento histórico preciso na trajetória do Cefluris. Para obter o download, cliquem em:

2 comentários:

Luiz Henrique disse...

Olá Eduardo, tudo bom?

O link da preleção do Pd. Sebastião não está mais válido. Gostaria de baixá-la.

Fico no aguardo,

Abração

Luiz Henrique - Lua Cheia

Anônimo disse...

Também gostaria de baixar a preleção do Padrinho. Link não funcionou.
um abraço
Lisandro, CHAVE de São Pedro, Porto Alegre