11/06/2007

Maria e a "Estrela Brilhante"


Maria Brilhante é a esposa do Padrinho Eduardo Salles Freitas, havendo se iniciado na Doutrina do Mestre Irineu a partir dos anos 60 quando alguns moradores da Colônia Cinco Mil, liderados por Sebastião Mota de Melo, ingressaram nas fileiras da Rainha da Floresta no Alto Santo. O hinário da Madrinha Maria Brilhante é cantado oficialmente no Céu do Mapiá na abertura do festival de junho, na véspera de Santo Antônio (data em que em sua época o hinário do Padrinho Sebastião era cantado no CICLU).

O motivo do hinário de uma seguidora ter se tornado parte do calendário oficial de um centro como o Cefluris decorreu dela ter feito assim, quando a comunidade estava assentada no Seringal Rio do Ouro, promessa pela cura do filho primogênito do Padrinho Sebastião, que fora acometido por grave infecção. Se o Valdete fosse curado e se restabelecesse, os hinos de Dona Maria seriam cantados na véspera do Santo Antônio. Valdete foi curado, é o nosso Padrinho Valdete, e o hinário cantado de farda branca é de cura e se intitula "Estrela Brilhante".

Os hinos desse hinário descrevem toda a história do CEFLURIS desde sua fundação até os dias de hoje. Ainda incluem, entremeados com os hinos originais, os hinos presenteados. Há, portanto, hinos recebidos por Dona Maria e hinos que a ela foram presenteados por membros da irmandade. Esse costume de "presentear" hinos surgiu no Cefluris a partir dos anos 80, e representaria mais que uma simples dedicatória: seria um compromisso do "presenteado" em manter "aguadas" as suas flores. A gravação data de 1992, quando pela primeira vez a igreja da Colônia Cinco Mil, o CEFLUWCS, apresentou o hinário de Dona Maria Brilhante nesse dia, já que as noras do Padrinho Wilson Carneiro, Graça e Neucilene, comprometeram-se de estudá-lo para apresentar condignamente. Em primorosa série de gravações no Mapiá, Regina Pereira e Eduardo Ferreira registraram especialmente (com participação especial até da chuva no zinco do telhado da casa grande) os 156 primeiros hinos do "Estrela Brilhante", hoje substancialmente acrescido, mas preferimos divulgar essa gravação pelo muito significante que nos parece esta gravação. Oportunamente iremos fazer a republicação completa.

Para realizar o download das mp3 e caderno, extraia em:


Vídeos da última visita de Maria Brilhante a Florianópolis (Maio/2007): Leonardo Deligi

7 comentários:

Unknown disse...

Sou Fardado no Igreja Ceu do Mar, em São Conrado, Rio de Janeiro. Me fardei com este Hinário, na Abertura do Festival passado. Terei agora oportunidade de estudá-lo graças ao trabalho de vocês. Por sinal, o texto é muito bom, e a Madrinha Maria Brilhante é um explendor.

Muita luz !

Anônimo disse...

Sou samuel e me fardei no aniversário da Madrinha Nonata,é a primeira vez que vou participar do hinário da Madrinha Maria Brilhante. vai ser uma grande honra para mim!

Maíra Dias disse...

Oi! No Céu do Mar seguimos na batalha do estudo da Madrinha Maria Brilhante! Será que vcs não conseguem a gravação dele até o final??!! Obrigada!

Unknown disse...

Oi! =D

Queria perguntar para voces como voces entendem essa linha "Sou uma arvore roseante em uma flor" do Hino Gracas a Deus da D. Maria Brilhante?

Estou traduzindo o hino para ingles, entao gostaria de ter certeza sobre o que ela quer dizer com essa linha, alguem ai tem contato direto com ela para perguntar? Ou alguem que tenha ouvido da boca dela?

Grato!

Abracao,
Dayvit

Anônimo disse...

Foi um grande e bom achado encontrar este hinário brilhante aqui... tão belo e esclarecedor pra doutrina do Daime... só lamento ele não está mais acssesível... por isso peço a vcs que se puderem coloca-lo no daime.org será de grande ajuda pra doutrina e todos os fardados...
agradecida
Giane Nascimento

Unknown disse...

Hola, me llamo Catherina, soy argentina y viajé en 2007 a la comunidad de Vargem Grande, donde tuve la enorme bendición de ser invitada personalmente a participar del cierre de esa mágica jornada por la propia María Brilhante.
Además de ser mi guía, María es luz de sabiduría infinita - un alma que comparte su bondad y amor con todos nosotros... abençoada sejas María!!! <3

Unknown disse...

Hola, me llamo Catherina, soy argentina y viajé en 2007 a la comunidad de Vargem Grande, donde tuve la enorme bendición de ser invitada personalmente a participar del cierre de esa mágica jornada por la propia María Brilhante.
Además de ser mi guía, María es luz de sabiduría infinita - un alma que comparte su bondad y amor con todos nosotros... abençoada sejas María!!! <3