26/05/2007

João Pereira, o General do Conforto

Na foto do Mestre Irineu com seus seguidores no local de trabalhos da Vila Ivonete (começo dos anos 40), João Pereira aparece de barrete na cabeça, logo após o Mestre (da esquerda para a direita). Nessa época ele era casado com Maria Franco, mãe da esposa de Irineu Serra, Dona Raimunda, e portanto era "sogro" do Mestre.

Um dos primeiros membros da Doutrina de Juramidam, João Pereira nasceu em Porongaba, Ceará , no fim do século 19. Não se sabe a data de sua transferência para o Acre, mas ele também serviu na Guarda Territorial junto ao Mestre e Germano, e tocava na banda como músico do quartel. Conta-se que João Pereira tinha pouco cabelo, era caboclo e trabalhou como agricultor e carroceiro. João Pereira possui um dos cinco hinários tidos como base da Doutrina. O caderno de hinário deixado por ele foi intitulado "Seis de Janeiro" por conter uma pungente valsa em celebração ao Dia dos Santos Reis Magos. Além destes hinos, João Pereira recebeu o hino que "Oh meu Pai Eterno" no Caderno de Missa é cantado em pé com quatro celebrantes segurando velas acesas em torno da mesa para formar uma cruz. Também teria tido outros hinos, os quais foram em uma correção pelo Mestre foram retirados do caderno e deixaram de ser cultivados. Faleceu em 1954, e depois disso o Mestre se separou de sua esposa Raimunda e toda a família desta deixou o Acre. Mestre Irineu sempre se referia a ele como "o General do Conforto", por aquilo que seu hinário transmitia de bom dentro dos trabalhos em que era cantado.

Para obter o arquivo pdf com a letra dos hinos, clique aqui . Para extrair o download dos hinos em formato wma, em primorosa gravação de Valsírio Granjeiro, acesse :

Um comentário:

Anônimo disse...

a primeira coisa é felicitar por este blog.
uma outra: si ouvem ate o final o ultimo hino desta gravação, vam levar uma linda sorpresa, tendo em conta que Fco. Grangeiro foi o primer zelador deste hinario.
Os cuadernos em pdf do Mestre e companheiros que se oferecem neste blog, tambem son segun os zeladores (ainda algunos estem em proceso de correcção segun me consta) mais acho importante que a gente saiba, pois nao som faciles de achar.
si da pra me proporcionar um email de contacto poso enviar algumas infos bem interesantes respeito a hinarios segundo seus zeladores. (adrianamarterra@gmail.com)
So dar aviso de que o 2ºarchivo de Mª damiao nao esta abrindo.
sempre grata por a informaçao e seriedade deste blog. Adriana